quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Capitão América (2011)

Criado por Joe Simon e Jack Kirby e lançado pela Marvel Comics em Março de 1941, Capitão América é o primeiro (último) Vingador a aparecer nas telonas. Steve Rogers nasceu em 4 de Julho de 1920 (4 de julho é o Dia da Independência dos EUA e 4 de julho de 1920 foi quando Freud dirigiu-se a Eitingon como "caro Max" pela primeira vez - informação que não tem nada a ve com o Capitão América).
Horrorizado com o que os nazistas faziam durante a guerra, Rogers tentou se alistar várias vezes, porém nunca conseguia até que o General Chester Phillips ouviu que o garoto gostaria de lutar pelo seu país e eis que lhe oferece a oportunidade de participar num projeto ultra-secreto chamado Operação Renascimento (Operation Rebirth) que melhoraria a performance do indivíduo. Aceitando isso, Steve é levado até um laboratório em Washington-DC, onde conhece o Doutor Abraham Erskine (conhecido como Professor Joseph Reinstein), o criador do soro do Super-Soldado. No filme, houve uma leve mudança: não foi o General que indicou Steve Rogers para o projeto e sim o Doutor; no treinamento para escolha do indivíduo que irá tomar o soro, somos apresentados ao General e também a Peggy Carter. Após semanas de testes, finalmente Rogers recebe o soro juntamente com o bombardeio de raios vita. Após isso, o resultado: Rogers estava totalmente melhorado. Um espião nazista, que estava vendo tudo, assassina o Doutor Erskine. A produção mostra exatamente isso. Outra coisa que achei muito legal é que antes de receber o soro, Steve Rogers está raquítico e cabeçudo. Isso foi feito de forma proposital pra aparecer idêntico a HQ. Após um intensivo treinamento físico e tático, Capitão América recebe sua primeira missão: parar o agente nazista chamado Caveira Vermelha. Voltando ao filme, vemos que após a morte de Erskine, Rogers não recebeu tal treinamento, apenas descobriu e controlou seus poderes numa perseguição ao espião que matou o Doutor; a roupa original é mostrada para ser um alívio cômico pois, com certeza, não iria funcionar no filme; a partir daí temos uma mistura da HQ original com a versão Ultimate da Marvel, descobrimos que o Caveira Vermelha (Johann Schmidt) é tão forte quanto Capitão América (o que na versão original não existia) e a mudança do uniforme.

A partir da primeira ação no filme, já vira uma mistura de muitas histórias do herói. Durante o filme, é possível perceber várias brechas pra futuros filmes, não só do Vingadores como também de personagens-solo e do próprio Capitão América. Apesar disso, o filme não ficou massante, a história ficou muito boa. Dou uma dica pra um filme solo: Soldado Invernal (Winter Soldier) - pesquisem no Google e saberão do que estou falando. Além da presença do Tocham Humana (original) na exposição do Howard Stark - tem que prestar bastante atenção nessa aparição pois é bem rápida. E não posso me esquecer do Comando Selvagem - Google de novo, meus caros. O que foi deixado de lado, e feito inteligentemente isso, foi o grupo Os Invasores que foi formado por: Capitão América, Bucky, Tocha Humana, Namor, Centelha, Miss América, Union Jack e Spitfire. Nessa nova produção, percebemos que o principal inimigo do Capitão América é, realmente, o Caveira Vermelha e não o Cubo Cósmico, que nas HQs originais era o seu "maior inimigo". Pra quem não sabe, o Cubo Cósmico é um artefato que foi criado pela sociedade secreta para-militar denominada I.M.A. (não lembro o que significa, caros leitores) com o objetivo de dominar o mundo (é claro, sempre é isso!). Eis que o Caveira Vermelha se apossa do Cubo Cósmico e se torna poderoso, mas é derrotado pelo Capitão América. Ah sim, o Cubo Cósmico que tem a capacidade de transformar qualquer objeto em realidade, independente do que aconteça.

Devo dizer que gostei muito desse novo filme, até achei melhor que Thor (estou vendo pedras chegando em minha direção). As cenas de ação são ótimas, a maquiagem do Caveira Vermelha é uma das coisas mais perfeitas que já vi. E eu queimei minha língua quando eu disse que o filme seria ruim por conta do Chris Evans. O cara soube muito bem suportar a responsabilidade do maior ícone da Marvel, com poucas piadas e muito carisma. As cenas cômicas ficaram mais pro personagem de Howard Stark (que está muito parecido com Tony Stark). OBS: alguém lembra o nome daquele elemento que Anthony Stark usa em Homem de Ferro 2 pra melhorar sua armadura e também pra salvar sua vida?
General Chester Phillips interpretado perfeitamente por Tommy Lee Jones, não imagino um outro ator no papel. Hayley Atwell, essa lindeza toda que interpreta Peggy Carter e Hugo Weaving como Caveira Vermelha, atores perfeitos para os papéis que interpretaram.
Porém, o que mais deixou boquiaberto mesmo, foi a cena pós-créditos: o teaser trailer de Vingadores. Capitão América, Homem de Ferro, Thor, Hulk, Gavião Arqueiro e Viúva Negra, fora a galera da SHIELD, fiquei boquiaberto com as cenas. O Capitão arrebentando um saco de areia; Homem de Ferro "zoando" Thor; uma aparição relâmpago do Hulk lançando uns carros e de Bruce Banner; aparições da Viúva, Gavião e Nick Fury. Eu endoidei.
Pra finalizar: a cena antes dos créditos foi triste - "I had a date." - coitada da Peggy Carter.

Elenco:
Chris Evan - Steve Rogers/Capitão América
Hayley Atwell - Peggy Carter
Sebastian Stan - James Buchanan 'Bucky' Barnes
Tommy Lee Jones - Coronel Chester Phillips
Hugo Weaving - Johann Schmidt/Caveira Vermelha
Dominic Cooper - Howard Stark
Stanley Tucci - Dr. Abraham Erskine
Toby Jones - Dr. Arnim Zola
Neal McDonough - Timothy 'Dum Dum' Dugan
Derek Luke - Gabe Jones
Kenneth Choi - Jim Morita
JJ Feild - James Montgomery Falsworth

Curiosidade:
O filme de 2011 é a sexta produção do Capitão América. O Bandeiroso encontrou as telonas (e também as telinhas) anteriormente nos anos de 1944, 1966 (série de TV), 1979 (d0is filmes) e 1990.

Adriano, your friend to the end hidey-ho hahaha!

4 comentários:

  1. o Adriano, vc gosta mesmo desse Capitão América né? uhauauhahuahuahuhauahuhuauahhauahuahu puta que pariu...! Sério espero muitas piadas do Homem de Ferro com o Thor !

    ResponderExcluir
  2. Se não fosse o Capitão América, muitos heróis não existiriam, inclusive os Vingadores. =) E ele é O cara.
    E Homem de Ferro vai zoar todo mundo.

    ResponderExcluir
  3. Nem gosto muito do Capitão América (por razões políticas marxisistas) ... hahahaha... mas pelo menos fico feliz que os fãs tenham apreciado o mais recente filme. Agora é só esperar o filme "Os Vingadores" do diretor e nerd mor Joss Whedon!!!

    Esses caras dão valor ao roteiro, o que é bom para satisfação dos fãs!!!

    Abraços do Max

    ResponderExcluir
  4. Em breve farei um textinho sobre o Lanterna Verde.

    ResponderExcluir