sábado, 26 de março de 2011

Sucker Punch

Samurais gigantes, nazistas zumbis, dragões, orcs e robôs e, principalmente, mulheres semi-nuas armadas até os dentes! Eis que Zack Snyder nos traz mais um filme esplêndido. Muito bem fotografado em que se dá ênfase nos tons escuros e cinzentos, o diretor novamente mostra que tem talento.
Pra quem não conhece, Zack Snyder começou como diretor de videoclipes e estreiou nas telonas com um filme que todo fã de terror não queria que tivesse acontecido: o remake de Dawn Of The Dead (lançado por aqui como Madrugada dos Mortos), como refilmagem não funcionou mas como mais um filme de zumbis, deu totalmente certo. Depois disso ele dirigiu duas obras-primas, na minha opinião: 300 e Watchmen. Portanto, pra quem viu 300 e Watchmen, sabe o que esperar de Sucker Punch, ou seja, um filme feito, na maior parte, com imagens digitalizadas. Dependendo do filme, isso seria um tanto quanto tedioso, mas não fica com Sucker Punch, porque não teria como passar tanta surrealidade de forma "humana".
A história do filme é a seguinte: Baby Doll (Emily Browning) é uma garota mandada para o hospício pelo violento padrasto. Com a ajuda de suas novas amigas, decide fugir do ambiente inóspito e conquistar a almejada liberdade. No intuito de proteger-se contra os males mundanos que a cercam, a jovem cria um mundo de fantasias, um universo dominado pela sua mente criativa, no qual a vitória diante de guerreiros mais fortes e poderosos é possível.
Mundo alternativo criado pela mente, criaturas estranhas, luta pela sobrevivência? Não faz lembrar de Alice no País das Maravilhas? Pois foi isso um dos fatores que me chamou pra ver o filme. Outro fator foi a propaganda feita pelo filme, foi tudo muito bem divulgado e antes da estreia do filme foram lançados alguns curtas contando origens de alguns personagens, o que me deixou mais empolgado pra ver logo. Sem contar a trilha sonora, num trailer tocou Led Zeppellin!
Sucker Punch é ótimo no quesito visual (o que já falei acima); nos efeitos especiais, as lutas são sensacionais, eu dispiroquei na luta contra os samurais gigantes, fiquei totalmente boquiaberto mesmo, sem contar que a câmera lenta que ele usa (marca registrada do diretor) não fica cansativa; na trilha sonora que conta com a participação da atriz Emily Browning em 3 músicas; na escolha do elenco, Emily Browning de roupas curtas, Carla Gugino lindíssima como sempre, Jena Malone também é muito linda e tem também o fodão do Scott Glenn no elenco; e a história que, mesmo com um roteiro um tanto quanto forçado em alguns momentos e previsível em outros, me deixou surpreso, principalmente no final (realmente como Zack Snyder falou antes do filme lançar). Eu sai da sala com vontade de ver de novo e imaginando como será o Superman do Zack Snyder, fiquei doido.
Tenho certeza que você, caro leitor, se gostou de 300 e Watchmen, provavelmente irá gostar de Sucker Punch.

OBS: Sucker Punch é um soco inesperado, quem recebe o soco não tem tempo em se preparar para a defesa. Só vendo o filme mesmo pra entender o porquê que levou esse nome.
Ah, mais uma coisa, até agora eu achei o melhor filme do ano. Sorte do Zack Snyder que não foi lançado junto com Thor, Capitão América e Lanterna Verde. =)

Adriano Mendes

3 comentários:

  1. Pelo jeito o cara está criando uma soma de adeptos e fãs ao estilo!!! Sempre curto uma pancadaria imáginária, desde a velha escola chinesa!!!

    Ótimo texto

    Abraços do Max

    ResponderExcluir
  2. Pois então, o filme é: ame ou odeie!
    50% curtiu, 50% não. Eu gostei pra caramba, tanto que estou com vontade de ver de novo.
    Valeu, Max.
    Um abração.

    ResponderExcluir
  3. ...fantasias masculinas!!!
    hahaha
    Gostei dos efeitos e da fotografia, o roteiro e as interpretações ficaram pobres em relação ao todo.

    ResponderExcluir