quinta-feira, 16 de junho de 2011

O mito da caverna e o custo-benefício!!!!





Como já diria um já saudoso comercial de TV, você quer pagar quanto???



Há filmes que realmente valem o preço do ingresso, a cada minuto uma obra prima, pensada e repensada nos mínimos detalhes, roteiro, arte, fotografia, tudo que chame atenção dos sentidos, não apenas a visão!!!!



Contudo, há que se pensar, quanto vale também o nosso precioso TEMPO, para assistir algo que realmente não é compatível com a valoração: custo + benefício???



Filmes senso-comum, que utilizam as mesmas fórmulas de consumismo barato e acabam por criar um universo inteiro de pessoas senso-comum... reproduzindo ainda mais senso-comum... falando das mesmas coisas e pensando nas mesmas coisas!!!



Estamos quase que em um desses filmes de ficção científica!!!! Cada vez mais é difícil encontrar pessoas pensantes, que realmente raciocinam as informações que lhe chegam na mente. É muito fácil dizer as mesmas coisas, é muito fácil concordar com tudo e com todos, é ainda mais fácil discordar de todos sem dar uma argumentação plausível!!! Não é que todos necessitem opinar sobre tudo, mas é melhor não se expressar sem conhecimento!!!



Os indivíduos cada vez mais estão ficando acomodados na situação de não reflexão, é muito mais fácil ficar dentro da caverna...



É muito mais fácil baixar um filme de qualidade duvidosa, ao invés de ir ao cinema reproduzir o consumo alienado; é muito mais prático, econômico e conivente nos dias atuais.



Não deixarei de ir ao cinema, assim como não se deixam de comprar CD´s e DVD´s, são práticas puramente edonistas a quem obtem prazer nessas atividades. Porém se sabe que a qualidade e gosto são de valoração subjetiva e individual, a cada um se coloca uma escala totalmente pessoal do que mais atrai.



Talvez propaganda realmente seja a alma do negócio, talvez no nosso peito bata um alvo muito fácil, não importando a quantidade valorativa gasta em um filme. Mas mesmo assim há quem pague para ver!!! Assim a indústria da banalização das coisas de qualidade e gosto duvidosos cresce a cada dia, assim nos tornamos programados para aceitar o que nos é IMPOSTO, sem questionamentos.



Enfim, vamos todos pagar pra ver???

5 comentários:

  1. Acho que o japonês está nos enrolando !!! hehehehe

    Gostei do post... me fez lembrar de filmes como Cine Majestic, Cinema Paradiso... e é claro do custo benefício!

    abraços do Max

    ResponderExcluir
  2. Hahahahahahah Eu não enrolo, argumento sobre...
    A faculdade de Direito é para isso!!!!

    O que me levou a escrever o post, foi um filme chamado: O padre, ficção científica misturados com pinceladas críticas a religião.
    Quase assisti no cinema, por minha sorte ficou pouco tempo em cartaz e tive de baixar o mesmo!!! Sorte!!!
    Eu realmente ficaria em uma situação de grande desconforto se tivesse de pagar para ver um filme de qualidade duvidosa!!!

    ResponderExcluir
  3. Cara, sorte sua mesmo que não vi O Padre no cinema. Sobre seu post, é algo realmente reflexivo, como você disse, existem filmes que valem a pena pagar bastante e existem aqueles que você não pagaria nem 50 centavos. Mas mudando um pouco a perspectiva do assunto, eu baixo filmes mesmo, não nego isso, mas pelo simples fato de eles não estreiarem no nosso querido país ou até mesmo aqueles que não são comercializados em DVD por aqui. Acho isso incrível.

    ResponderExcluir
  4. O Padre???

    Ainda bem que a Gabi e o Xuxu foram encontrar com a gente aquele dia no cinema...

    Hahahahaha

    ResponderExcluir
  5. Pois é Adriano, tem filmes que não valem!!!
    Acabei de assistir um filme que vale, porém a estréia nacional será apenas em setembro, sendo que já passou nos cinemas do mundo inteiro!!!
    Serei politicamente correto e farei a crítica após a estréia nacional!!!
    Nada de spoilers!!! hahahaha

    ResponderExcluir