domingo, 3 de abril de 2011

O Caminho dos Defuntos

Tudo começou em 1968, quando um diretor de apenas 28 anos juntamente com seus amigos resolveu fazer um filme de terror com pouco orçamento e filmado em preto-e-branco, eis que falo de George A. Romero e seu filme, que se tornou um clássico cult, "A Noite dos Mortos-Vivos". O filme que foi produzido com apenas U$114.000 e arrecadou U$30 milhões após ser exibido várias vezes durante alguns anos. Além disso, foi o primeiro filme a mostrar mortos-vivos canibais, dando uma nova visão a filmes de terror, a partir dele, vários filmes copiaram essa temática. Na época em que foi lançado, críticos não gostaram do filme por causa do apelo explícito. Apesar disso, foi selecionado para fazer parte do "National Film Registry" como um filme "culturamente, historicamente ou esteticamente significante". Como "A Noite dos Mortos-Vivos" não possui direitos autorais, a história originou vários outros filmes, mas o melhor de todos foi a sua refilmagem que contou com a participação do mestre George A. Romero. Foi dirigido por Tom Savini, especialista em efeitos especiais (Savini trabalhou com Romero no "Despertar dos Mortos", falarei em breve sobre).
Após 10 anos, depois de ter feito filmes que não o deixaram tão famoso, Romero volta pra aquilo que ele criou e, dessa vez, voltou com a perfeição, voltou com o melhor de todos os tempos. Dessa vez, o diretor contou com pessoas de peso na produção: Dario Argento (que ajudou na produção, na trilha sonora e na divulgação do filme) e Tom Savini (ajudou nos efeitos especiais e fez uma ponta). Nesse filme, a crítica social é feita ao consumismo. Foi filmado no "Monroeville Mall" onde, até hoje, tem lojas que aparecem no filme. Hoje, dentro do shopping, existe uma loja específica que fala sobre o filme e vende acessórios. Mas, voltando ao filme, até hoje ele faz muito sucesso e todos os fãs de terror veneram o filme. Em 2008, "Despertar dos Mortos" foi eleito pela revista Empire como um dos 500 melhores filmes de todos os tempos, junto nessa lista também está "A Noite dos Mortos-Vivos". Em 2004, foi feita uma refilmagem e foi dirigido por Zack Snyder. Mas, a melhor coisa que teve em 2004 foi quando a distribuidora Anchor Bay Entertainment lançou um box com 4 DVDs com as versões que o filme teve (foram 4) juntamente com extras. Eu ainda terei esse box maravilhoso.
Em 1985, 7 anos depois de sua obra-prima, George fecha o que, primeiramente, seria "A Trilogia dos Mortos" com o filme "Dia dos Mortos". Este já não foi tão bem recepcionado quanto seus antecessores, mas não deixa de ser um filme ótimo. Os efeitos especiais ficaram nas mãos de Gregory Nicotero que, ano passado, ajudou na produção da ótima série "The Walking Dead". Voltando ao filme, gerou várias homenagens em outras produções. Por exemplo, no filme "Extermínio", dirigido por Danny Boyle, os militares britânicos lembram bastante os personagens do filme de Romero e, como em "Dia dos Mortos" eles guardam um "infectado" para testes. Rendeu uma péssima continuação que não indico nem a meu pior inimigo: "Dia dos Mortos 2 - Contágio". E gerou um remake que é tão ruim quanto a continuação. Não lembro em qual dos dois que tem um zumbi vegetariano.
Vinte anos após "Dia dos Mortos", George A. Romero volta pra nos mostrar mais zumbis famintos. Após filmes mudarem um pouco o conceito sobre mortos-vivos (Extermínio, por exemplo) e receber homenagens em outros filmes (o extraordinário "Todo Mundo Quase Morto"), o diretor resolve evoluir seus zumbis. A crítica social continua presente, assim como o gorezinho essencial mas, dessa vez, os saudosos comedores de carne humana conseguem se comunicar. Lembro que assisti no meu aniversário de 2005 e foi ótimo! Recebeu ótimos elogios de críticos apesar de sua classificação alta nos cinemas.
Com a febre dos filmes com câmeras estilo documentário, George Romero também resolve se aventurar nessa. Após o sucesso do extraordinário filme espanhol [REC], em 2007 o diretor lança "Diário dos Mortos". Muitos consideram um tipo de continuação para a "Quadrilogia dos Mortos" mas, ao meu ponto de vista, já faz parte de outra série, digamos assim. Um fato curioso é que Romero usou algumas músicas que foram usadas na trilha sonora de "A Noite dos Mortos-Vivos". Críticos mencionaram que Romero continua sendo um mestre no que faz quando se trata de zumbis, devo dizer que todos estão certos.
Pra finalizar (ou não, pois Romero disse que mais zumbis estão vindo), ano passado (2010) George lançou "Survival Of The Dead" (dias atrás eu li que foi lançado como "Ilha dos Mortos") e, dessa vez, os zumbis também sofreram um certo tipo de evolução, só vendo o filme pra entender. Este já não foi tão bem recepcionado tanto por críticos quanto por fãs. Eu gostei, ainda mais de tanta porcaria que vi hoje em dia, relacionado a mortos-vivos, é claro.

Finalizando, com esse texto eu queria deixar todos os leitores curiosos pra conhecer o trabalho desse mestre. Não é necessário ver todos os filmes pois eles não seguem uma ordem cronológica e não aproveitam os mesmos personagens, exceto "Ilha dos Mortos" que tem personagens do "Diário dos Mortos". Agora, se for realmente ver um filme dele e quiser se surpreender, veja "Despertar dos Mortos". Mas não veja com o pensamento de que será só mais um filme de terror pra colocar na lista dos filmes que já viu. Pra um filme que é um clássico cult e homenageado em vários filmes, ele merece uma chance até de quem não gosta de terror.
Enfim, boa sorte pra quem for ver!

Abraços "gorezísticos"
Adriano Mendes

4 comentários:

  1. Estou preparando um artigo sobre Pânico. Me aguardem. =)

    ResponderExcluir
  2. Caraca, seus posts sempre apresentam uma chuva de informações que valorizam de forma merecida as referidas obras!!! E o pior, sempre dispertam a curiosidade do público menos informado, incluindo eu!!!

    Essa "trilogia" seria uma boa pedida para assistirmos em galera!!! Aí vai uma sugestão!!!

    abraços do Max

    ResponderExcluir
  3. Ei eu gostaria de ver esses filmes junto com a galera ... Afinal os filmes que vc deixou aqui em casa Adriano, eu já assisti =D há

    ResponderExcluir
  4. Ei, eu tenho todos! É só marcar um dia e vamos assistir! \o/

    ResponderExcluir