segunda-feira, 18 de abril de 2011

Do You Like Scary Movies?

O ano: 1996. O diretor: Wes Craven. O escritor: Kevin Williamson. Para os "gore geeks" essas pequenas informações já bastam. Mas, para interar todos no assunto, estou falando de um filme que mudou a história do terror: Pânico. Wes Craven, um diretor que teve seus altos e baixos, volta com maestria na primeira parte de uma quadrilogia. O filme, que era pra ser chamado como "Scary Movie" (um tipo de referência para o que o assassino fala em seus telefonemas) acabou sendo chamado "Scream" pelo motivo da máscara do Ghostface ter sido inspirada pelo quadro que leva o mesmo nome. Craven, que é conhecido por ter feito 3 ótimos filmes: Aniversário Macabro (The Last House On The Left - 1972), Quadrilha de Sádicos (The Hills Have Eyes - 1977) e A Hora do Pesadelo (A Nightmare On Elm Street - 1984) foi escolhido para dirigir uma história escrita por Kevin Williamson (o primeiro trabalho do cara). Uma história simples que mudou gerações. Antes do lançamento de Pânico, os filmes de serial killer estavam em baixa, antes dele tivemos, entre os reconhecidos pela galera, Silêncio dos Inocentes ( The Silence Of The Lambs - 1991) e Seven - Os Sete Crimes Capitais (Seven - 1995).
Foi então que eles resolveram fazer Scream. Mas, não foi apenas fazer, foi uma reinvenção. Todo fã de terror se deliciou com as referências que o filme mostra e também o suspense criado na trama. Além disso, foi o pontapé para as produções de "terror teen" e a fórmula do susto fácil, que foi usado de forma um tanto que exagerada na produção. Mas isso não tirou a curiosidade dos fãs de terror que lotaram os cinemas naquela época (eu só pude assistir em VHS, tinha 10 anos naquela época). Juntando tudo isso e mais um elenco de pessoas um tanto que desconhecidas, o filme lucrou muito mais do que se esperava. Tanto que originou mais duas continuações: Pânico 2 em 1997 e Pânico 3 em 2000, só 11 anos depois que resolveram criar mais um, vou me prender mais em Pânico 4 nos parágrafos seguintes.
Pânico se prendeu na homenagem e na recriação de um gênero. Já Pânico 2 e 3, ficaram um tanto que no mesmo, recriando pouca coisa. Agora, Pânico 4, lançado aqui no Brasil na última sexta-feira (15/04/2011), resolveu trazer a franquia para os tempos de hoje. O filme, que tem todos os personagens sobreviventes dos filmes anteriores (mesmos atores também) resolve falar sobre as ondas do momento: remakes e filmes em primeira pessoa. Reparem que eu não estou entrando em detalhes sobre a história de cada filme, não estou fazendo isso porque eu acho que irei entregar muita coisa que não se deve ser falada. Mas, pensem assim: se a onda de hoje em dia é refilmagem, quando você ver Pânico 4 você vai achar que está revendo Pânico.
Craven e Williamson souberam trabalhar muito bem na história, que foi muito cativante e, devo dizer, que entre os 4 filmes esse é o segundo melhor. As referências estão presentes, o susto fácil está presente e tem até mortes mais "elaboradas" com bastante sangue e nojeira, tem até mais comédia agora. Depois do mediano A Sétima Alma (My Soul To Take - 2010), Wes se superou bastante. É muito bom ver um diretor que marcou bastante minha infância mostrando novamente seu ótimo trabalho.
Vou parar por aqui, até queria escrever mais alguma coisa mas acho que entregaria muita coisa sobre a trama do filme. Apenas vou apontar algumas referências que os filmes possuem:

Pânico (Scream - 1996):
- O sobrenome do personagem Billy Loomis foi usado como homenagem ao Dr. Loomis (Donald Pleasence) de Halloween (o escritor Kevin Williamson escreveu no roteiro que Halloween é seu filme predileto. O cara tem bom gosto) que recebeu esse sobrenome do personagem Sam Loomis (John Gavin) de Psicose.
- Na cena inicial Casey (Drew Barrymore) está fazendo pipoca, uma cena similar a Annie Bracket (Nancy Kyes) em Halloween.
- Casey grita por ajuda mas sua voz não saia, assim como Laurie Strode (Jamie Lee Curtis) em Halloween II.
- Na cena em que Billy entra pela janela do quarto de Sidney toca a música "Don't Fear The Reaper" que tem na trilha sonora de Halloween. A versão de 1978 foi feita pela banda Blue Oyster Cult.
- Em uma das cenas está passando Halloween na televisão.
- Na cena inicial, o assassino pede para Casey dizer o nome do assassino em Sexta-Feira 13 (Friday the 13th - 1980). Levante a mão quem disse Jason. Mas você está errado, foi Mrs. Voorhees (Betsy Palmer), a mãe de Jason.
- Sidney mora na "34 Elm Street", a mesma rua de Freddy Krueger.
- A melhor de todas as referências: o zelador que aparece bem rápido é o diretor Wes Craven e ele está usando uma roupa idêntica ao de Freddy Krueger (Robert Englund).
- O jeito que Casey é pendurada após ser morta lembra bastante a garota morta em Suspiria (1977) - diga-se de passagem: Suspiria é um filmaço.
- Durante uma conversa o filme Candyman (1992) é mencionado.
- Sidney compara a cidade com The Town That Dreaded Sundown (1976) - não foi lançado no Brasil, mas é um ótimo filme.
- Os filmes locados para a festa de Stu: Hellraiser (1980), A Bruma Assassina (The Fog - 1980), A Morte convida Para Dançar (Prom Night - 1980), Terror Train (1980) e The Evil Dead (1982).
- Tatum (Rose McGowan) diz: "What is this? I Spit On Your Garage?" - uma referência para A Vingança de Jennifer (I Spit On Your Grave - 1978).

Pânico 2 (Scream 2 - 1997):
- Durante uma discussão sobre sequências que foram melhores alguns filmes foram mencionados, como: Aliens (1986), O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final (Terminator: Judgmente Day - 1991).
- Na cena do cinema, quando eles estão vendo Stab (um filme baseado nos acontecimentos do primeiro Pânico - metalinguagem) o Ghostface que voa pela sala é uma referência a A Casa dos Maus Espíritos (House On Haunted Hill - 1959).
- Um personagem diz que não quer fazer parte de Faces da Morte (Faces Of Death).
- Quando está falando com o assassino, Randy diz que seu filme de terror predileto é Showgirls (1995), também menciona Final Exam (1981), Graduation Day (1981), Splatter University (1984), The House On Sorority Row (1983) e The Dorm That Dripped Blood (1970) - filmes em que o serial killer se "diverte" nas universidades, Pânico 2 se passa, basicamente, numa universidade.

Pânico 3 (Scream 3 - 2000) - só lembrei de uma:
- O nome da personagem Jennifer Jolie é uma combinação de Jennifer Aniston e Angelina Jolie.

Pânico 4 (Scream 4 - 2011):
- O estilo de filmagem e o enredo da história.
- É mencionado filmes como: Madrugada dos Mortos (Dawn Of The Dead - 2004), Horror em Amityville (The Amityville Horror - 2005), A Hora do Pesadelo (A Nightmare On Elm Street - 2010), Sexta-Feira 13 (Friday the 13th - 2009), entre outros.
- O nome de Gunnar Hansen é mencionado. Ele foi o primeiro Leatherface de O Massacre da Serra Elétrica (The Texas Chainsaw Massacre - 1974).
- Jogos Mortais (Saw) é mencionado.
- Numa cena vemos vários posters de filmes consagrados.

Adriano Mendes

Um comentário:

  1. Confesso que não curto muito a franquia Pânico!!! Entretanto, compartilho que o primeiro filme ressuscitou o genêro para o grande público!!! "Assassinos mascarados", o pior não é morrer e sim não saber quem está matando!!!

    abraços do Max

    ResponderExcluir