domingo, 3 de abril de 2011

O Lutador (2008)

Sei que não sou a pessoa ideal para falar desse filme. Creio que o Adriano , tem mais conhecimento sobre WRESTLER e sobre filmes de luta em geral, porém vou tentar expressar minha singela impressão sobre o filme.


O Lutador (2008)
A história do filme basicamente é sobre a vida do personagem Randy "The Ram" interpretado por Mickey Rourke (lutador fictício), e conta sua trajetória atual na merda, depois de ser um dos maiores lutadores de luta livre dos anos 80.
Conta com a "ajuda" da dançarina (linda a Marisa Tomei né gente) para ter algo que poderia ser um romance, mas logo percebe que tudo que fez para si no decorrer da vida literalmente o ferrou.
Gostei muito do filme, achei que a luta final é simplesmente incrível , e para mim foi um exemplo muito grande de superação pessoal. Mesmo que essa superação seja para aceitar as escolhas que nem sempre são consideradas como corretas. The Ram consegue entender perfeitamente o que fez com o seu corpo, e como é difícil ser um ídolo do passado, as cenas em que a dançarina também percebe isso é de cortar o coração. Ambos são presos pelo corpo e pela vida que escolheram, mas talvez concebam a idéia de maneiras diferentes.
Se ela pode escolher um caminho "melhor" para a vida, ainda tem chances disso afinal ela ainda tem o amor pelo filho. O Lutador bem que tenta, mas descobre que seguir o caminho da vida normal (um emprego, e ser finalmente amado, o grande ideal de todos) pode custar muito a sua já cansada vida. E tentar a reconciliação com sua filha (interpretada por alguém que gosto muito Ewan Rachel Wood) pode ser muito complicado.
Mickey Rourke interpreta com sangue nos olhos. Acho que a identificação com o personagem foi muito grande, pois a vida dele em si é bem semelhante. A dedicação pelo personagem foi tanta que simplesmente dá vontade de abraçar ele.
Mas, o que fazemos das nossas escolhas nem sempre precisam pesar para o que é certo, ou que no fim nos arrependemos, como os filmes de superação sempre tentam vender isso, tudo é sempre uma moral, uma maneira certa de agir para alegrar alguém.
Acontece que nossas atitudes podem ter conseqüências boas, ou más o que não vem em questão. O que realmente percebo é que tudo depende de como encaramos e como peitamos o que decidimos fazer da nossa vida. Se é com um discurso final, ou com choro cada um sabe no fim o que é melhor para si mesmo.
Além de tudo isso,"O Lutador" ainda tem a trilha sonora que combina perfeitamente com o clima do filme. Se ele esta preso como lutador dos anos 80, nada melhor do que o bom e velho Rock dos anos 80 embalando o filme mostrando que fora dos ringues também é necessário interpretar para agradar né não?

Consideração final: O Darren Aronofsky mandou bem na direção, embora não vá ter ninguém que me faça gostar do Réquiem Para um Sonho uahuahuahhu, e recomendo que as pessoas assistam, porque a principio parece mais um filme sobre um lutador esquecido que resolve mostrar que ainda é bom. Mas não é só isso, é um filme bom com músicas boas e que quando virem a cena dos autógrafos lembrem que nem tudo na vida são flores... há!
E que realmente é triste ser esquecido, mas nem por isso precisamos sair do salto, ou no caso do colã!


Um abraço



Gabi

2 comentários:

  1. Gabi, texto perfeito!
    Mickey Rourke interpretou, praticamente, ele mesmo no filme: lutador (ator) famoso dos anos 80 que se ferra pra conquistar o gosto dos fãs novamente; altos e baixos na vida familiar e por aí vai.
    A trilha sonora, como você disse, é perfeita, encaixou de forma suprema em todas as partes.
    Devo dizer, que esse filme, é tão bom quanto Rocky apesar de abordarem histórias diferentes.
    Até não tenho mais o que falar pois você falou tudo Gabi. =)

    ResponderExcluir
  2. Muito bom Gabi, fiquei surpreso!!!

    Mickey Rourke é um grande ator, um lutador de verdade, gosto do cara, apesar dele ter ficado meio lesado depois de tantas plásticas!!! hehehe

    O filme é a história dele e de outros tantos guerreiros!!! Atualmente estes Wtf ganham milhões, enquanto alguns dão duro para sobreviver!!

    abraços do Max

    ps: e não estou postando pq estou sem computer!!

    ResponderExcluir