segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Filmes "Estranhos"

(Cena do filme Dead Alive)


Final de semana passado, na minha "fortaleza da solidão", estava disposto a rever um dos melhores filmes que já vi: Cannibal Holocaust (1980), dirigido pelo italiano Ruggero Deodato. Após rever esse filme que foi banido em vários países por suas cenas (principalmente a cena da tartaruga), resolvi pesquisar sobre filmes que foram banidos. E eis que encontro vários, mas resolvo ver: Baise-Moi (França, 2002), Bloodsucking Freaks (EUA, 1978), Island Of Death (Grécia, 1975), Silip (Filipinas, 1985), Singapore Sling (Grécia, 1990) e Nekromantik (Alemanha, 1987). Pra não entrar em detalhes sobre sinopse de cada filmes, resumo todos eles em alguns termos: mutilações, tortura (física e psicológica), zoofilia e necrofilia.
Todos eles contêm, pelo menos, uma cena que deixa filmes como Salo e Addio Zio Tom no chinelo. Tá certo que Salo é considerado um filme muito forte por muitas pessoas pela quantidade de "nojeira" e cenas que beiram a realidade. Mas, por que fazer cenas que beiram a realidade quando podemos ver uma cena totalmente real? Por exemplo, Island Of Death e Silip, ambos os filmes têm cenas em que animais são mortos. Aliás, em Island Of Death, antes do animal ser morto, acontece a zoofilia.

Baise-Moi foi o filme que achei mais arrastado, porém com cenas até que um tanto quanto interessantes. Descobri ele pesquisando por filmes relativos a I Spit On Your Grave. Feito na França, a película foi até banida na própria França. E por que isso? Simplesmente por conter cenas de sexo explícito e por se tratar de um filme que duas mulheres saem nas ruas pra cometer assassinatos após terem sido estupradas. O filme é do gênero arthouse, ou seja, totalmente fora do contexto mainstream.
Bloodsucking Freaks, lançado pela Troma, produtora conhecida por filmes como Toxic Avenger e Poultrygeist: Night Of The Chicken Dead, é simplesmente tortura atrás de tortura. E, é claro, nudismo do começo ao fim. Agora, fãs de Hostel terão que me perdoar: isso sim é um filme de tortura. Anões gritando e rindo e dando choque na mulherada, garota que serve de mesa num jantar a luz de velas, furadeira na cabeça e duas pessoas lutando pra comer uma orelha, isso é apenas um "aperitivo" pra quem gosta de filmes assim. Não é cansativo e, pra aquela época, até que as cenas de gore estão bem feitas.
Island Of Death é um filme repleto de cenas chocantes pra quem gosta (acho que só este maluco que está escrevendo isso que gosta dessas coisas). Além já da cena mencionada com o animal (um carneiro), o filme é repleto de tortura e assassinato. E, como o filme foi banido, é óbvio que temos várias cenas de nudismo. Na minha opinião, o melhor que vi sábado passado.
Silip - Lembro que há uns 3, 4 anos atrás quando eu frequentava uma comunidade sobre filmes de terror no Orkut, eu vi um poster que tinha duas garotas abraçadas olhando pra alguma coisa com caras assustadas. Na hora pensei: "filme de atividade sexual asiática que não vale a pena ver, deve ser igual a Emannuele". Pra minha sorte, eu estava errado. Que filme extraordinário, que cena de abertura incrível! Os extremistas que perdoem meu comentário agora, mas ver um búfalo ser morto, desmembrado e tendo a cabeça cortada logo no começo do filme foi algo sensacional! E isso não é nada pro restante do filme. O que realmente choca são as cenas de nudismo infantil, um garoto pagando uma de voyeur na cena de sexo (com certeza não poderia faltar, mas as cenas aqui são "Emanuelle style") e o moradores de uma vila ateando fogo em duas garotas após um estupro grupal. Creio eu que este tenha sido o primeiro e único (espero que até agora) filme produzido na Filipinas que eu devo ter visto. Me surpreendeu bastante. Essa produção me lembrou o The Wicker Man em certos pontos.
Singapore Sling, o segundo filme grego que vi no final de semana, não fica pra trás de Island Of Death. Filmado em preto e branco, tem até um tom de filme artístico, cult. Mas o que acontece no filme tem nada de arte. É tortura, estupro, sexo bizarro e assassinato. Foi o único que teve uma surpresa no final, já que eu esperava um desfecho totalmente diferente.
E, pra finalizar meu lindo e sangrento final de semana, revi nada mais nada menos do que Nekromantik. Lembro que o vi no final dos anos 90, quando as locadoras eram meu passatempo predileto e elas eram lotadas de VHS de filmes de terror. Eu não ia entrar em detalhes da minha infância, mas serei obrigado, pois lembro exatamente a ocasião que me fez locar esse extraordinário filme. Foi na época em que eu já estava viciado em filmes de terror, já tinha visto todos os clássicos e os nojentos que nem mesmo meu pai aguentava ver. Então, estava eu lá na seção, pesquisando filmes. E quando estava ficando fulo por não achar novidade alguma, eis que encontro Nekromantik, sem pensar duas vezes peguei, junto com Dawn Of The Dead, Candyman e The Dead Next Door. Enfim, "Back To The Future", vou falar do enredo de Nekromantik: NECROFILIA. É isso, necrofilia somada com assassinato e gore. Prato cheio pra mim. E pra quem estiver curioso e for ver Nekromantik, recomendo depois ver o curta Aftermath. Na minha visão, ambos soam como um poema grotesco aos meus ouvidos.

No começo deste nojento e asqueroso artigo mencionei Addio Zio Tom e Cannibal Holocaust. Addio Zio Tom é como se fosse um documentário na época dos escravos e um cara torturando os negros. Como diria João, o cara com quem trabalho: Barra Pesada! E Cannibal Holocaust nada mais é o filme que mais fez sucesso dentre esses todos que citei. Ele é filmado como se fosse um documentário da National Geographic. Na época que foi lançado muitos pensaram que os atores realmente tinham morrido. Mais tarde, Cannibal Holocaust foi copiado por vários filmes, um exemplo é The Blair Witch Project.

Menção honrosa do meu final de semana: Bagman - Profession Murderer.
Curta trash e gore de apenas 19m. Produzido na França. Eu gostaria que fosse um longa metragem porque é ótimo, lembra o melhor período de Peter Jackson, quando ele dirigiu Bad Taste e Dead Alive (Braindead), só que Bagman é bem mais trash, tanto que dá pra ver quando são bonecos no lugar dos atores.

Portanto, se você, caro leitor, é curioso, tem o estômago forte e não se choca facilmente, não perca seu tempo e veja tais filmes. Caso queira mais alguma indicação de nojeira forte, é só me contatar.

Adriano Mendes

2 comentários:

  1. Adriano, acho que vc tem problemas huauhauhahauahu

    ResponderExcluir
  2. Legal, deu vontade de assistir os filme. Menos os que torturam animais ou que matam gente de verdade, credo!!! hehehehehehhehe

    Abraços do max

    ResponderExcluir