quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

TOP 10 (Adriano)

Na minha opinião, apontar um top 10 é mais difícil do que aprender mandarim. Sabe por quê? Porque você sempre acaba esquecendo um filme ou até mesmo colocando um que muitas pessoas vão imaginar: “O que? Ele gostou disso?”.

10 – Despertar dos Mortos / Dawn Of The Dead (1978)


Segunda parte de uma quadrilogia criada pelo mestre George A. Romero, esse filme é considerado por muitos fãs do horror como o melhor filme de zumbis já feito. O filme, que conta com a produção de outro mestre, Dario Argento, possui uma história simples: “Os mortos estão retornando à vida e atacando os vivos. Quatro sobreviventes do ataque escondem-se em um shopping abandonado e planejam contra-atacar. No entanto, milhares de mortos-vivos descobrem o esconderijo e iniciam um novo massacre, contaminando alguns sobreviventes que retornam como zumbis e somam-se ao exército de abomináveis criaturas.”

A trilha sonora e os efeitos especiais são impecáveis, aliás, os efeitos têm as mãos de um especialista, Tom Savini, que já trabalhou em Sexta-Feira 13. Eu sou um dos fãs desse filme, acho fenomenal. Ele não é cansativo e é sempre bom ver um filme de terror que seja bem executado.


9 – Leão Branco – O Lutador Sem Lei / Lionheart (1990)


“Após receber a notícia da morte de seu irmão em Los Angeles, Lyon abandona a Legião estrangeira francesa localizada no norte da Africa e vai para os Estados Unidos ajudar a família de seu irmão. Após escapar de dois seguranças da legião que tem ordens para levá-lo de volta, Lyon decide tornar-se um lutador de rua em perigosas e clandestinas lutas, pois está determinado a ganhar dinheiro para defender e ajudar sua nova família.”

Vocês devem estar pensando que estou louco. Um filme do Van Damme dentro do meu top 10? É claro que tinha que ter um, meu top 10 só tem terror e ação! Quarto filme em que Van Damme faz o protagonista, eu diria que esse é o que mais tem drama na história. No meu ponto de vista, as lutas estão em segundo plano, creio que o roteirista mandou muito bem nessa jogada. Mas, tenho que dizer, Van Damme é um ótimo lutador, uma luta melhor do que a outra. A luta final, sem palavras. E o desfecho do filme é surpreendente e um tanto que inesperado. Obs.: Frank Dux é o coreógrafo de lutas. Pra quem é fã do Van Damme já deve ter associado o nome. Frank Dux é o personagem que o belga interpretou em 'O Grande Dragão Branco / Bloodsport'.


8 – The Evil Dead (1981)


“Grupo de jovens passa fim de semana numa cabana na floresta. Lá eles descobrem o diário de um arqueólogo e inadvertidamente liberam uma terrível maldição.”

Anos 70 e 80, na minha opinião, foram os melhores anos para os filmes de terror, nessa época tivemos clássicos como 'A Profecia', 'Brinquedo Assassino', 'O Iluminado', entre muitos outros. 'The Evil Dead' não fica de fora, Sam Raimi (isso mesmo, caro leitor, o diretor da trilogia Homem-Aranha) estreia na direção de um longa, ele tinha dirigido o curta 'Within The Woods' que é a inspiração pro seu primeiro longa. Efeitos especiais ótimos, para aquela época e para o orçamento do filme. Uma cena que chama bastante a minha atenção é o ataque da floresta, memorável essa cena. Obs.: aqui podemos ver a grande amizade entre Bruce Campbell e Sam Raimi. O ator passaria ser uma figura carimbada nos filmes do diretor.


7 – O Mestre das Armas / Fearless / Huo Yuan Jia (2006)


“Ele foi o maior e mais famoso mestre de toda a China, mas nem sempre foi assim. Depois de uma grande guerra, o poder estrangeiro dominou a China. Para acabar com a auto-estima do povo foi criado um torneio para provar a superioridade de seus guerreiros contra os próprios chineses. Só um homem resolveu desafiá-los.”

Estrelado por Jet Li e dirigido por Ronny Yu (o mesmo que dirigiu o divertido Freddy Vs. Jason). Gosto muito de filmes de artes marciais e, principalmente, quando são baseados numa história real. Nesse, a história me cativou bastante, mostrando Huo Yuan Jia um rapaz chato e arrogante no começo que desafiava a todos mas, após um enorme desastre, se torna um homem pensador, um exímio lutador que possui a meta de resgatar a honra da China após a ocupação europeia. As cenas de lutas são incríveis, dirigidas pelo experiente Yuen Woo-ping, que também dirigiu as cenas de lutas em Matrix (não suporto Matrix, diga-se de passagem). Um filme espetacular. Obs.: Huo Yuan Jia fundou, na China, a Associação Atlética Jing Wu (ou Chin Woo), que foi fundamental para moldar a prática do esporte no país até os dias de hoje.


6 – Halloween (1978)


“Um garoto que foi mandado ao manicônio após assassinar sua irmã foge da instituição agora que é adulto. O terror está prestes a começar na comunidade em que ele morava, onde ele começa a matar os adolescentes. Sua psiquiatra é a única que está atrás dele, por acreditar no seu poder de fazer o mal.”

John Carpenter dirigiu, produziu e criou a trilha sonora desse clássico do terror. Lançado numa época em que os filmes de terror viviam um processo de inovação, 'Halloween' se tornou um fenômeno, custando míseros U$300 mil (uma quantia considerada baixíssima comparada aos filmes de hoje). O sucesso dele é devido ao seu “carismático” assassino e seu ótimo roteiro (com alguns pequenos furos, mas nada que estrague essa obra). Michael Myers foi o primeiro psicopata mascarado e sobrenatural, inspirou Jason Voorhees. Foi a partir desse filme que se formou o clichê “fez sexo, morreu!”. Obs.: as roupas usadas pelos atores são deles próprias, isso aconteceu devido ao baixo orçamento. A máscara usada pelo ator que interpretou Michael Myers foi comprada num mercado próximo ao local de filmagens.


5 – Duro de Matar / Die Hard (1988)


“John McClane (Bruce Willis) é um detetive de Nova York que está indo a Los Angeles para se encontrar com sua esposa (Bonnie Bedelia), que trabalha em uma empresa japonesa. Porém, ao chegar no prédio onde ela trabalha, percebe que o edifício está sendo assaltado por um bando de terroristas e decide atrapalhar seus planos para resgatar sua mulher.”.

Viva a pancadaria, as mortes, os tiros e as explosões. Quem gosta de filme de ação, com certeza já viu Duro de Matar. Primeiro papel de destaque de Bruce Willis, esse filme é um prato cheio pra qualquer fã de filme de ação. A frase que McClane fala 'yippee ki yay, motherfucker' é um marco na franquia, e só nesse primeiro filme repeti umas 10 vezes porque acho engraçada (coisa de doido!).


4 – Rocky IV (1985)


“Rocky (Sylvester Stallone) detém o título de campeão dos pesos-pesados, mas surge um novo desafiante: Drago (Dolph Lundgreen), um lutador gigantesco que conta com o apoio da então inimiga União Soviética. Numa luta, Drago vence Apollo Creed, amigo de Rocky, e Rocky sente-se na obrigação de vingar o colega. Para treinar, Rocky vai até a fria Sibéria e enfrentará seu maior desafio no ringue de Moscou.”

Superação, ótima trilha sonora, luta maravilhosa e “vingança”. O prato principal de Rocky IV. Eu gosto dos filmes do Stallone, não por ser ação e porrada, mas sim porque ele é um ótimo roteirista e um bom diretor (sim, eu disse isso!). Obs.: no primeiro filme da franquia, o papel de Rocky Balboa era pra ter sido de Burt Reynolds. Ainda bem que não foi.


3 – O Grande Mestre / Ip Man / Yip Man (2008)


“Ip Man (Donnie Yen) cresceu em uma China dividida pelo ódio racial, pelo radicalismo nacionalista e pela guerra. Gênio do wushu, a escola de artes marciais chinesas, ele ganha destaque após participar de diversas lutas contra mestres do wushu e lutadores de kung fu. Já estabelecido como ícone na área, ele passa a treinar jovens aprendizes, entre eles Bruce Lee.”

O filme que me deixou boquiaberto por causa de ótimas cenas de lutas e uma história incrível. Cinebiografia misturada com ficção e estrelado por Donnie Yen que, na minha opinião, depois de Bruce Lee, é o melhor artista marcial. Destaque para a luta entre Yip Man contra 10 japoneses, após o mestre ter descoberto como mataram um de seus amigos. Obs.: Donnie Yen fez uma ponta em 'Blade 2' de Guillermo del Toro.


2 – O Exorcista / The Exorcist (1973)


“Em Georgetown, Washington, uma atriz vai gradativamente tomando consciência que a sua filha de doze anos está tendo um comportamento completamente assustador. Deste modo, ela pede ajuda a um padre, que também um psiquiatra, e este chega a conclusão de que a garota está possuída pelo demônio. Ele solicita então a ajuda de um segundo sacerdote, especialista em exorcismo, para tentar livrar a menina desta terrível possessão.”

Obra-prima pra esse filme é pouco. Esse é daqueles filmes que você olha e pensa “impossível refilmarem isso, impossível fazerem melhor.” Tenho inveja de quem viu nos cinemas quando estreiou (tá certo que vi no cinema aquela versão comemorativa, mas não foi em 1973, né?). Os efeitos são sensacionais, as aparições do demônio Pazuzu são horripilantes e o exorcimo em si é fascinante. Devo dizer que a cena em que Regan desce as escadas toda estilosa e cuspindo sangue me deixou intrigado. Obs.: Ganhou Oscar de Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Som. Foi indicado a Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Atriz, Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Fotografia, Melhor Direção de Arte e Melhor Edição.

1 - A Fúria do Dragão / Fist Of Fury / Jing wu men (1972)


"Ao retornar para Shangai, Chen Zhen (Bruce Lee), um jovem estudante de artes marciais, descobre que Fok-Kap, seu mestre do Kung-fu, morreu sob misteriosas circunstâncias. Em sua procura pela verdade e desejo de vingança, Chen descobre que uma grande operação de tráfico de drogas, uma escola de lutadores rivais e a tensão entre chineses e japoneses foram os fatores que provocaram a morte de seu mestre. Agora, em combates brutais e usando somente a força de seus punhos, ele terá que enfrentar os assassinos de seu mestre e lutar contra as forças imperialistas japonesas que querem dominar seu povo."

Melhor filme de artes marciais de todos os tempos, na minha opinião. Bruce Lee foi um ator mediano, mas como artista marcial ele é insuperável. As lutas são muito bem coreografadas, principalmente a que ele luta contra a escola de karatê.

Adriano Mendes

Um comentário:

  1. Caraca, muito bom o Top 10

    Fechou com chave de ouro, o filme "A Fúria do Dragão" é um clássico das artes marciais!!!

    Max

    ResponderExcluir