terça-feira, 11 de janeiro de 2011

TOP 10 (Gabi)

Sei como é difícil listar 10 filmes preferidos dos últimos tempos. Não é uma lista definitiva, claro, pois sempre existe filmes que ainda não vimos. Mas o melhor, é que esses filmes que coloquei são aqueles, que sempre indico. E creio de verdade, que todo mundo deve ver... Pelo menos uma vez.
Tá faltando alguns, porque poderia ter mil filmes uhahuauhauhauha!!!!

10- O Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei. (2003)


Meu, a história é o encerramento da trilogia maravilhosa que Peter Jackson fez baseado na obra "O Senhor dos Anéis" de J R R Tolkien. Mas vamos combinar, quando ganhei a versão estendida, me arrepiei. Quem me conhece sabe, eu amo o Viggo Mortensen, e a partir do livro não poderia ter ninguém melhor para viver o Aragorn, e o retorno do Rei é isso, é o Aragorn assumindo o que devia ser a muito tempo. Colocar ordem no barraco, e de quebra pegar a Liv Tyler, sinceramente não é para qualquer um ! O porque de estar na lista?
Tenho um carinho especial pelas obras do Tolkien, e penso que esse filme, foi feito de uma maneira extraordinária. É lógico que muitos personagens do livro faltaram no filme, mas o retorno do rei traz o desfecho perfeito para uma jornada repleta de emoção, e gente bonita (HAHAHA)

09- Três Homens em Conflito (1966)


Sergio Leone é um dos meus diretores preferidos! Sem contar que a maneira com a qual as histórias são colocadas é um deleite cinematográfico e três homens em conflito ou o "bom" o "mal" e o "feio", traz uma história envolvente ambientada no auge da guerra civil. Clint Eastwood interpreta mais uma vez o "homem sem nome" (o filme é uma trilogia maravilhosa e os nomes são Por um Punhado de Dólares, Por uns Dólares a mais e O Bom o mal e o feio) e dessa vez está em busca de uma fortuna roubada, e vai precisar da "ajuda" de dois companheiros"desamparados" como ele interpretados por Lee Van Cleef, O Mal, e Eli Wallach, O Feio. O que vai acontecer na jornada? Só assistindo para ver, e o melhor, perceber que Quentin Tarantino bebeu muito, mas muito da fonte de Sergio Leone. O Porque de estar na lista?
Simples, simples é um dos melhores Westerns já feito de todos os tempos! E Clint Eastwood, é o cara mais rápido do velho oeste.
Ah e é claro a "trilogia dos dólares", mudou a maneira de fazer western. E diga Viva!


08- A Última Noite de Boris Grushenco (1975)


Tá, todo mundo que gosta de Woody Allen pensa que to é bem louca de escolher esse dentre todos, mas a verdade é que a última noite de Boris Grushenco é um dos filmes mas engraçadas que já vi.
A história é sobre o covarde, mas bem simpático, Boris Grushenco (Woody Allen) que faz de tudo para casar com Sonja (Diane Keaton), até mesmo se alistar no exercito para voltar para casa como herói.
Quando finalmente Sonja cede ao seu pedido, vem junto uma idéia maluca de matar Napoleão misturada com filosofia, e refeições de neve. Repleto de sátiras habituais sobre tudo e todos, (hahaha) Woody Allen apresenta uma maravilhosa dança com a morte!
O porque de estar na lista? Amo os filmes do Woody Allen, e ele sempre consegue se superar.


07- As Pontes de Madison (1995)


Clint Eastwood me impressiona, gosto de todos os filmes dele que já vi e o considero um dos melhores diretores que existem.
As pontes de Madison me emociona pela simplicidade da história e pela maneira como é contada. É a história de amor de Francesca Johnson (Meryl Streep) e Robert Kincaid (Clint Eastwood), ela uma dona de casa casada a quinze e vive de uma maneira infernal com o marido mala, e os filhos pentelhos. E ele é um fotógrafo com uma vida bem interessante. Um inesperado romance acontece, como se nunca mais fosse existir outro romance na vida dos personagens principais. A cena da chuva, ainda me comove e Meryl Streep, que atuação minha gente, que atuação...!
Esse filme está na minha lista, porque é uma história de amor divina, e mostra como o Clint consegue sempre acertar naquilo que propõe.
Para quem não viu, não vá na locadora esperando uma capa muito chamativa, ou um trailler muito elaborado. Mas loque esse filme e me diga se não tocou seu coração! Tá falado!


06- A Viagem de Chihiro (2001)


Sempre é bom assistir uma animação. E Hayao Miyazaki faz delas belíssimos filmes, ele não erra e todos os filmes que lança são ótimos!
A Viagem de Chihiro é sobre uma linda menina que se muda da sua cidade natal junto com os pais, muito a contragosto. No caminho encontram um parque de diversões aparentemente abandonado . E aí que começa a aventura dela e olha que aventura!
Este filme ganhou o urso de ouro do festival de Berlim acho que foi fato inédito. O que acontece é que as animações japonesas seguem o estilo dos filmes orientais, são feitos com um roteiro forte, com belíssimas paisagens e definitivamente não subestima a inteligência das crianças.
O motivo de estar na lista é que eu gosto da maneira ainda antiga que Hayao Miyazaki utiliza para suas animações, da forma desenhada não apenas com computação gráfica. O resultado é lindos cenários de encher o olho, a as histórias são sempre suportadas por roteiros magníficos.

05- Dique M para matar (1954)


HA! Quando assisti Disque M para matar fiquei sem fôlego, os acontecimentos do filme aparecem em um freqüência arrebatadora e quem está assistindo não quer parar de ver até que acabe.
Um ex tenista profissional (Ray Milland) descobre que a sua mulher (Grace Kelly) tem um amante e decide eliminá-la para ficar com a herança. Mas o plano do maluco não sai exatamente como era o previsto.
Alfred Hitchcock é cheio de clássicos, e esse sem dúvida é um deles. Não que eu brigue com quem só assistiu Pássaros, mas quem gosta de suspense é obrigação assistir os filmes do mestre. E para mim esse em particular é o melhor, e é por isso que está na lista (HAHAAHAH).

04- O Labirinto do Fauno (2006)


Esse filme é de arrebentar a boca do balão, assisti umas mil vezes no cinema e depois comprei o Dvd, porque realmente me encantou. Eu lembro que fazia tempo que não via um filme no cinema que me deixasse tão fascinada.
Espanha, 1944. A Guerra Civil já terminou há cinco anos, mas um grupo de rebeldes continua a lutar, invencível, nas montanhas de Navarra pois a ditadura militar está forte no país. O Capitão Vidal, um capitão maldito do exercito franquista, tem ordens para eliminar os rebeldes nesse território remoto. Ofélia, uma menina muito bonitinha e espertinha que gosta de conto de fadas, muda-se com a mãe, grávida e frágil, para Navarra, para finalmente conhecer o padrasto, o Capitão Vidal. Mas ele não faz qualquer esforço para se aproximar da enteada.
Sozinha ela descobre um labirinto aonde mora o Fauno, e ele comunica a Ofélia que ela na verdade é uma princesa, e para voltar a seu povo ela deve desempenhar 3 missões, sem que ninguém saiba disso.
Realismo fantástico é feito de maneira genial por Guillermo Del Toro, e esse filme consegue emocionar qualquer pessoa que assiste. É por isso que está na lista he!

03- Casa Vazia (2004)


Esse filme de Kim Ki - Duk conta a história de um jovem que invade as casas dos outros (enquanto estão viajando) e dorme lá. Para pagar a estadia ele realiza pequenos concertos como pagamento, e também deixa tudo muito limpinho.
Acontece, que durante a sua jornada ele conhece uma mulher que assim com ele pretende fugir da vida que leva.
Uma história emocionante, e detalhe, praticamente sem diálogos prolongados como é característica do diretor.Esse filme me encanta porque realmente você torce pelos personagens, para que consigam atingir seus objetivos, e o desfecho do filme é imperdível.
E está na lista porque as vezes um bom ator não precisa falar nada para que seja compreendido, e o roteiro pode ser excelente sem que tenha diálogos desnecessários.

02- A Partida (2009)


Yojiro Takita dirige esse filme de maneira genial. E creio que esse é um dos melhores filmes que já vi.
É a história de um violoncelista que se vê desempregado, pois a orquestra que ele trabalha vai ser dissolvida. Sua esposa espera um bebe, e ele precisa arrumar outro emprego, e por isso se muda para sua cidade natal. Lá ele encontra um emprego pouco usual, e repensa muita coisa sobre si e sobre sua vida.
É um filme incrível, e trata sobre tradição, e sobre um rito de passagem particularmente especial para as pessoas. Não vou escrever mais sobre pois se não estraga para quem ainda não viu. Mas ao assistir esse filme espere uma aula sobre um pouquinho da tradição japonesa. E é de encantar os olhos e encher o coração.

01- A festa de Babette (1987)


Prova cinematográfica de que comida bem feita pode derreter o coração da pessoa mais dura. A festa de Babette conta a história de uma refugiada da guerra civil francesa que consegue abrigo na casa de duas velhinhas protestantes dedicadas a humildade e a religião na distante Dinamarca.
Desde pequenas se dedicaram a promover o culto que seu pai fazia, e sempre viveram da mesma maneira, ou seja é através da renuncia que se encontra a salvação.
Babette consegue trabalhar com as velhinhas em troca de um lugar para morar e depois de muitos anos, ganha na loteria. Sobre os olhos desconfiados, como gratidão Babette faz um banquete de dar água na boca. E faz com que os convidados experimentem um pouco dos prazeres terrenos.
Melhor filme de culinária que existe, é um deleite cinematográfico e deixa as pessoas com vontade de experimentar o jantar francês que Babette faz, sem contar o apelo histórico que mostra como as familias protestantes viviam. É um filme lindo, e agradeço minha irmã por ter locado para assistirmos.

Um comentário:

  1. Grandes filmes!!!

    Histórias apaixonantes!!! Menos o do Woody Allen que não gosto !!!

    Max

    ResponderExcluir